• (11) 2472-7019 | +55 (11) 99392-5510 |
  • contato@parisilogtrans.com.br

Você conhece a diferença de carga dedicada e carga fracionada?

[Você conhece a diferença de carga dedicada e carga fracionada?]

Diferente do que imaginam, o transporte de cargas não é tão simples. Não basta inserir uma mercadoria em um caminhão e levar até o destino final! Existem diversos fatores a serem avaliados e analisados antes que aconteça a movimentação de produtos até o destino final.

Dois fatores podem ser determinantes quando falamos de entrega de cargas, sendo eles: o tempo e o valor. Ambos influenciam tanto as decisões de quem contrata o serviço como também do fornecedor da movimentação, por isso são tão importantes no transporte de cargas.

Para quem é novo no assunto, saiba que empresas de logística de diversos países, independente do segmento que atendem, buscam implementar novas formas que suas entregas sejam realizadas por um custo menor e com um prazo mais vantajoso para o cliente e também para a empresa contratante.

E para que esse resultado seja alcançado, o transporte de cargas é separado em duas modalidades: a carga fracionada e a carga dedicada. 

E como funciona cada uma delas?

Carga fracionada

Não é sempre que um comprador irá encomendar um grande volume de produtos em uma única remessa. E a transportadora não pode realizar o deslocamento com o caminhão vazio, já que isso significa prejuízo. Portanto, para que o restante do espaço seja preenchido e o custo da carga se torne menor, a transportadora coleta volumes de diversos remetentes em uma única entrega.

O objetivo principal da carga fracionada é reunir produtos de diversas localidades. E para que isso aconteça é necessário que o sistema esteja alinhado, assim as coletas dos produtos serão realizadas de forma estratégica para que as encomendas sejam entregues no prazo estabelecido pelo cliente.

E a carga dedicada?

Neste caso, há um outro modelo logístico para que o cliente seja atendido de forma eficiente.

No transporte de carga dedicada é possível que o cliente utilize o espaço do veículo totalmente para o transporte dos seus produtos. Por exemplo, o cliente pode contratar o serviço de entrega exclusiva, assim a transportadora irá realizar a coleta e entregará a carga diretamente no seu destino, mesmo que o espaço não esteja completamente preenchido.

Isso quer dizer, que neste caso, o transporte é feito de forma personalizada já que atende a logística exclusivamente de um único cliente. Neste formato, na maioria das vezes, são realizados: transportes de cargas emergenciais,  realizados por logística área ou multimodal, na maioria das vezes, que necessitam do prazo de entrega em 24 horas.

Gostou do nosso conteúdo? Continue acompanhando nosso blog e conheça mais sobre o segmento de transporte de cargas!