• (11) 2472-7019 | +55 (11) 99392-5510 |
  • contato@parisilogtrans.com.br

Como o machine learning está transformando o setor de transporte?

[Como o machine learning está transformando o setor de transporte?]

A tecnologia chegou para ser uma aliada de toda empresa que deseja tornar seus processos mais rápidos e com menos chances de erros. Mas provavelmente, isso você já sabe! O que talvez você não saiba é como o machine learning tem transformado o setor de transportes em um segmento que oferece um serviço com maior excelência!

O machine learning, após ser implementado por muitas empresas, tem proporcionado uma revolução no relacionamento entre organizações, consumidores, fornecedores e parceiros. Com o tempo cada vez mais escasso, obter uma ferramenta que tem a capacidade de processar um alto volume de dados, é um diferencial notável no setor! 

Isso porque a automatização dos processos pode ajudar em uma tomada de decisão mais rápida, precisa e com informações relevantes.

Mas, vamos entender melhor como o machine learning está transformando o setor de transporte?

As empresas que investem em soluções para a área de logística no setor de transportes são conhecidas como LogTechs e graças a essas organizações tecnológicas, hoje o setor de logística para transportes consegue usufruir do machine learning e aprimorar cada vez mais seus serviços.

A transformação é tão eficiente que atinge todos os setores de uma transportadora, ou seja, desde a coleta até a entrega da encomenda, já que é possível utilizar ferramentas de otimização de rotas e também de carregamentos.

E quem é responsável por essa ferramenta?

O machine learning é desenvolvido por profissionais altamente capacitados, das áreas de:

  • Engenheiro de dados: é quem cuida de todo o processo de coleta, transformação e carga de dados nos ambientes de dados e big data.
  • Cientista de dados: é o profissional que realiza a análise de dados, validação de hipóteses e desenvolvimento de analíticas ou preditivas. Isso quer dizer que geralmente é ele quem resolve problemas e extrai informações.
  • Analista de dados: é o especialista que analisa e extrai insights dos dados e assim consegue fornecer relatórios, o que facilita a organização de estratégias da empresa.

E quais as vantagens do machine learning na logística do transporte?

Uma das maiores vantagens de investir no machine learning é a melhoria na precificação!  Como já foi citado anteriormente é uma ferramenta completamente automatizada, portanto é possível precificar baseado no histórico de fretes já realizados, otimizar toda a cadeia de suprimentos e gerenciar de forma inteligente todo o estoque de forma estratégica e assim monitorar de forma precisa todo o processo de coleta até a entrega da carga.

E apesar de um processo promissor e extremamente vantajoso, o setor acredita que ainda poderão acontecer muitas melhorias visando aumentar o retorno financeiro de empresas que trabalham com transporte e também oferecer mais benefícios para o cliente!